Orgulho de ser brasileiro?

Bem, meu 1º post depois de alguns dias será sobre um tema atual, porém pouco debatido ou pensando. Quero falar sobre a justiça brasileira e seus erros.

Antes de tudo, sei que todos os países, pessoas e instituições cometem erros, até grosseiros, muitas vezes. Porém o que me deixa estarrecido é o fato desses erros serem tão recorrentes em um país considerado ‘grande’, não apenas em tamanho territorial e populacional, mas também em cultura e diversidade.

O fato que gostaria de explorar foi algo que aconteceu em São Paulo no mês passado e meu deixou profundamente revoltado, apesar de já estarmos conformados com tamanha violência contra o ser humano.

Foi assim: um empresário, pilotando sua BMW, atropelou um garoto de rua, que acabou morrendo. Ele foi preso. Até aí vemos uma justiça ativa e operante. Mas o que revolta a todos é o fato que vem a seguir. O empresário, tendo muito dinheiro, conseguiu a liberdade depois de pagar fiança.

É assim que nossa bandeira deveria ser representada, tamanha corrupção...

É assim que nossa bandeira deveria ser representada, tamanha corrupção...

Agora me digam, caros leitores: A vida de um ser humano, por mais simples que seja, vale algumas notas de papel-moeda? O sangue inocente vale o mesmo que uma mansão ou algo de maior valor comercial? Reflita e me diga! Como podemos viver em um país com tanta corrupção em praticamente todas as esferas da sociedade e ficarmos parados, sem reação?! Não é possível que o brasileiro seja tão ingênuo para que não veja o que acontece em seu próprio país…

Voltando ao assunto, podemos aceitar uma lei que protege os mais abastados? Basta parar para pensar: sim, o empresário tinha o direito perante a lei, isso eu não nego. Mas quero saber se, perante a ética, isso seria correto. Por mais que a lei proteja um agressor, devemos perceber que a vida de alguém foi tirada e o responsável por isso tem que pagar pelo que fez. Sim, sei que haverá um julgamento e tudo mais, mas para que passar por todo esse processo quando se sabe que foi ele que fez aquilo? Não seria mais fácil e justo prendê-lo ao invés dele ‘recorrer em liberdade’?

Sim, nosso país tem coisas que são de se orgulhar, como a abundância de riqueza natural, a beleza feminina, a cultura e os costumes regionais, mas temos também nosso lado negro, aquele que me faz ter vergonha de ser brasileiro. Sei que parecesse errada minha atitude, mas no país em que vivo não posso ser feliz se os erros são protegidos, abraçados e ‘alisados’. No dia que meu país descobrir o que é justiça, aí sim serei feliz.

Anúncios

4 comentários sobre “Orgulho de ser brasileiro?

  1. Realmente, é um absurdo. Nessas horas, dou graças a Deus por estar longe. Mas SÓ nessas horas.
    Ontem à noite, minha mãe fez minha comida preferida (que ela não fazia desde que mudamos pra cá, por falta de catupiry, que não existe aqui :S) e, pra comemorar, resolveu levar o computador pra mesa e colocar no Bom Dia Brasil. Na hora, ficamos todos empolgados. Quinze minutos depois e eu já estava querendo saber como é que eu conseguia jantar assistindo jornal há apenas um ano atrás. No mínimo, eu estava cauterizada com tantas tragédias que nem percebia mais a gravidade delas. É triste, viu?

    • É, imagino como deve ser ruim estar longe e ver que nada mudou. Fico revoltado com essas coisas!
      Mas ainda tenho esperanças. Sonho em ver um dia meu país tendo + alegrias do que tristezas. Está meio longe, mas nem tudo está perdiddo…

  2. É meu caro, encontrei seu blog na procura de bandeira podre, procura essa motivada por caso semelhante a seu relato….., aqui na minha cidade nesse fim de semana que se passou um filho de politico vinha pelo centro da cidade a 140Km com sua caminhonete e com faróis apagados (penso eu que quem anda com farol apagado é porque nao tinha dinheiro pra por tal opicional)… quando coitadinho foi surpreendido por um farol intermitente e sem nenhuma culpa bateu em outro carro e matou todos os ocupantes na hora, e o mocinho só machucou o rosto….. bem ja entendeu a história neh, o pobre infeliz se chama LUCAS SPERNAU…. agora pela manha assistindo jornal vi que o infeliz foi solto, te pergunto se fosse eu ou voce estariamos soltos? brasil TERRA DE PALHAÇOS, vou-me embora pro paraguay…. abraços

    • Cara, são coisas como essas que me deixam revoltado. O pior de tudo é ver o povo, e eu mesmo, parado, esperando alguma solução sem fazer nada. Todas essas coisas são lamentáveis, e não adianta correr atrás de leis mais duras porque nem sempre elas serão aplicadas, e isso que gera ainda mais revolta…

      =/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s