Na Minha Estante: Insônia

Bem, esse é um livro que li nesses dias atrás. É um livro bastante interessante e que com grande certeza agradará aos leitores desse blog, pois muitos deles se identificam com a personagem principal.
O nome do livro, como já foi visto, se chama Insônia. É da editora Projeto, de Porto Alegre. Foi escrito por Marcelo Carneiro da Cunha, um jornalista que trabalha com textos, roteiros, Internet e escreve livros.
A temática desse livro é a vida de Cláudia, uma adolescente que tem muitos dilemas. Resumindo, ela é uma jovem moderna, órfã de mãe, mas vive com o pai. Ela almeja ser cientista quando crescer, gostar de bater papo pela Internet e tem dúvidas quando o assunto é namoro. Ela também tem um admirador secreto, que parece ser a pessoa perfeita para ela. De repente ela conhece uma pessoa e a vida dela muda. Vamos agora às opiniões que tive a respeito desse livro, e quais pontos me agradaram ou não.
Para começar, achei o livro extremamente interessante, pois ele foi feito com base na adolescência dos últimos anos. Ele mostra alguns gostos comuns dos adolescentes, como música, Internet e novas amizades. É legal ver ideias tão presentes em nosso dia-a-dia resumidas numa estória magnífica.
O livro, como já foi dito, tem como personagem principal essa tal Cláudia. Ela é uma adolescente de classe média alta, que vive um pouco diferente das colegas. Enquanto suas amigas só pensam em namorar, ir ao shopping e ‘torrar’ dinheiro, ela prefere ficar na dela. Por causa disso ela recebe várias críticas, inclusive do pai, mas nunca muda. Por ter apenas seu pai, ela se sente obrigada a cuidar dele, e faz isso muito bem. Paga todas as contas, resolve problemas que ele não tem tempo para cuidar, prepara as refeições, e tudo mais.
A vida dela vai indo nessa normalidade total até que aparece um admirador secreto. Ele começou a observá-la na rua e quis chegar perto dela, mas pela sua timidez isso foi muito difícil. Para obter esse desejo de falar com ela, ele começou a ‘vasculhar’ a vida dela, tentando encontrar coisas que ela gostava ou que ela tinha interesse. Foi aí que ele descobriu que ela frequentava um chat na Internet, reservado. Aí ele pediu a ajuda de um amigo hacker para conseguir acesso ao Chat. Quando ele entrou, era meio estranho. Não conversava com ninguém, apenas com ela. O povo achava estranho, e ela também. Mas antes disso aconteceu uma coisa que mudou a vida dela.
Foi assim: como o pai dela é engenheiro, ele sempre estava atarefado demais, e tinha que ficar fora de casa quase sempre. Num desses dias ele foi convidado a passar um fim de semana num resort em Florianópolis. Como eles sempre estavam longe um do outro, ele resolveu chamá-la também para ficar com ele nesse resort. Ela pensou um pouco, mas foi.
Chegando lá seu pai teve que resolver muitas coisas, e acabou deixando ela sozinha no resort. Mesmo assim ela andou pelo resort para conhecer o que tinha lá. Nessas andanças ela acabou conhecendo uma tal Andréa, que era bem legal com ela. Pronto, amizade feita! Elas ficaram muito íntimas e adoraram se conhecer.
Depois de conhecer Andréa, a vida de Cláudia muda. Ela tem uma amiga com quem contar, para sair, conversar, e tudo mais. Porém ocorrem algumas coisas no resort nas quais parece que a amizade delas irá se acabar. Será?
Acho melhor parar por aqui…Depois do que eu disse, muitas coisas acontecem; Cláudia começa a conversar com o seu admirador secreto, Andréa conhece alguém, e o pai de Cláudia também (coincidência? Talvez… rs).

Enfim, leia esse livro, pois ele é maravilhoso. Contem o que acharam desse resumo, se já leram o livro ou se irão ler.

Livro: Insônia
Tema: Literatura Infanto/juvenil | Novela
Autor: Marcelo Carneiro da Cunha
Editora: Projeto Ltda.
Trechos: Aqui

Boa Leitura!

Obs: esse resumo ficou meio simples, faltaram muitos detalhes que podem mudar a opinião dos leitores, mas posso garantir que esse livro é ótimo. Ele também tem algumas poesias entre cada capítulo.

Anúncios

14 comentários sobre “Na Minha Estante: Insônia

  1. Olha, me interessei bastante pela temática e já anotei a dica aki nos meus livros para ler^^
    Boa dica^^

    • Hehe, que bom que essa seção já está dando frutos! Fico muito feliz em saber disso.

      Tive essa ideia repentinamente e percebi que seria bastante interessante.
      Tomara que ela venha ajudar na leitura de meus seguidores e possa ser útil 😀

      Abraços

  2. Muito bom seu resumo mas tenho duas correções a fazer:
    A primeira é que o pai dela não é arquiteto, ele é um cientista, por isso ela almeja tanto ser uma também, pois quer ser igual ao pai.
    A segunda é que ela e o pai dela são muito ligados, por isso ele chama ela para ir junto a convenção em Florianópolis, ele ia passar um bom tempo lá e não queria deixar sua filha sozinha.

    • Ok, valeu pelas correções. Vou deixá-las lá para que as pessoas possam ver seu comentário e saber que foi você que deu as dicas corretas, ok?
      Obrigado pela visita e volte sempre 🙂

  3. O Livro á ótimoooo muito legal
    No começo achava meio parado maas a partir da Pag 45 nooss naum conseguia parar de ler muito laegal….
    Recomendo
    :-]

  4. Preciso de um site que possa Baixar este Livro, lir so até a metade e perdir agora estou curiosa pra ler o resto. Alguém sabe algum site aê?
    Obrigado

    • Desculpe a demora!
      Então, não conheço sites específicos para download. Até pensávamos em colocar os textos completos aqui, mas achamos melhor apenas alguns trechos. Gera curiosidade nas pessoas 🙂

      Obrigado pela visita!

  5. eu gostei muito do livro quando comecei a ler ñ conseguir mais parar, ja li ele mais de três vezes ele é tudo te bom.
    amei, amei, amei…

  6. Eu li o livro e achei muito bom .. realmente é ótimo, quem ai tiver mais dicas sobre livros assim, que contem sobre adolescentes e tal , indiquem ! abraço ..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s