Reflexões de Domingo

Nesse último fim de semana vimos aqui no Brasil o fim de mais um campeonato nacional da elite do futebol. Por ser um esporte de preferência nacional, não faltou assunto pra maioria da população nessa semana. Pois, diferentemente dos demais anos, essa edição contou com muito mais emoção, mesmo na derradeira rodada. Só para se ter ideia, no último jogo 4 times ainda tinham claras chances de título! E o vencedor foi o Flamengo, time que surpreendeu a todos. Mas vamos falar disso mais na frente.

O objetivo desse post é mostrar o exemplo de três times quanto sua postura na competição. São atitudes e ideais que valem para qualquer um de nós, na vida inteira.

Vou citar os exemplos de três times junto com as características que os levaram ao êxito (ou decepção) no fim desse Brasileirão.

Flamengo → Determinação

Flamengo_campeao

O que podemos falar da arrancada desse time no 2º turno?! A equipe conseguiu, em alguns jogos, ultrapassar 13 times e, nas duas últimas rodadas, alcançar o posto mais alto e levar a taça ‘pra casa’. Tudo isso foi fruto da determinação do time em vencer. Andrade, técnico da equipe, soube como poucos organizar o time e definir metas alcançáveis. Sucesso é um fruto direto da determinação, aliada a outros fatores decisivos, que estavam presentes nessa arrancada rubro-negra!

Fluminense → Motivação

fluminense

Com certeza o Fluminense foi uma das surpresas desse fim de campeonato. O time que até algumas rodadas era o último colocado conseguiu de maneira surpreendente dar uma alavancada em sua posição na tabela e dessa forma escapar de mais um rebaixamento, o que seria vergonhoso para um time que nos dois últimos anos chegou a duas finais de campeonatos internacionais.

O pilar disso foi a motivação que o time tinha: a de não ser novamente rebaixado. Além disso, o atacante Fred (a contratação mais cara da equipe no ano) tinha a necessidade de voltar à boa fase e, dessa forma, chamou a responsabilidade para si. O resultado foi ele marcar – senão me engano – 11 gols nos últimos 11 jogos, algo incrivelmente extraordinário para um atacante atuando no Brasil. Se não existisse tal motivação, dificilmente o time se salvaria.

Palmeiras → Força de Vontade (out)

Decepção alvi-verde

O time que tinha praticamente a taça em seu colo durante metade do campeonato conseguiu não só perdê-la como também ficar de fora da zona de classificação para o maior torneio de clubes da América, a Taça Libertadores.

O time dependia somente de si mesmo para ser campeão, pois conseguiu, ao longo de muitas rodadas, acumular pontos de diferença para o 2º colocado. Mas mesmo assim deixou que quatro clubes não só o alcançassem, como também o ultrapassassem e fizessem com que o seu ano fosse fechado de maneira triste e apagada. Foi algo extremamente vergonhoso. Como pode uma equipe até boa se acomodar de tal maneira a ponto de deixar a força de vontade de lado, sendo ela tão necessária para alcançar a vitória? Isso envergonhou toda uma torcida, esperançosa por pelo menos um título no ano. Esperamos que em 2010 as coisas sejam diferentes.

E aí, o que vocês acharam dessas reflexões? Gostaram, não concordaram, tem outras considerações? Então opinem, comentem, e vamos debater esse assunto!

Anúncios

8 comentários sobre “Reflexões de Domingo

  1. Se eu contar que não li tudo porque não tenho a menor paciência pra futebol, você vai ficar chateado? Mas se serve de consolo, até a parte que eu li estava muito bom, muito bom mesmo (pra um post sobre futebol, sabe?)! ;p
    Prometo que da próxima vez eu leio tudo, tá?
    Beijinhos.

    • Aaaah, tudo bem!
      Sei que é um sacrifício ler posts de assuntos que não são do meu gosto (por exemplo a saga de Crepúsculo)…mas ainda assim faço um esforço….rs
      Promete meeesmo? aeee hahaha

      Beijooo*

  2. cara, mengão campeão, só isso que importa e o restp é farofa…. mas falando sério bom post e eu realmente fico pensando essas coisas durante o futebol de domingo (tradições de homens em frente a TV todo santo domingo defendendo seus times de coração devem ser mantidas……)

    Ótimo post manin^^ li que nem vi…..

    • ahuahauah, infelizmente! hehe
      Futebol pode ser violento, ruim e outras coisas que gostem de chamar, mas a verdade é que é bom assistir um futiba e refletir a respeito da vida….é algo feito por poucos, mas muito interessante!

      Valeu!
      E, mais uma vez, bem vindo!

  3. Também nao sou ligada em Futebol, mas gostei do post pelo modo como vc tratou o assunto.
    O time tem q estar determinado a ganhar pra fazer jus ao seu salário e dar felicidade a uma torcida fiel q está com eles em todos os momentos.
    A motivação fica pela parta da torcida, cujo dever é colocar os jogadores pra cima e nao ficar criticando o tempo todo.
    Foi uma pena q o Palmeiras nao tenha tido a força de vontade q deveria… a torcida deve ter ficado muito pra baixo, mas claro q serve de lição.
    A nossa vida é feito de determinação, motivação e força de vontade, tanto por nós quanto aqueles que estão perto nos acompanhando!

    Viu? Comentei pra caramba sem entender de futebol! \o/
    Simplesmente porque esses assuntos fazem parte da vida mesmo ;]

    • Hehe, adorei seu comentário!
      Você disse grandes verdades! Realmente a torcida sofreu muito, demais mesmo!
      Foi uma grande decepção…mas tudo bem =/

      gostei de ver você falando de futebol mesmo sem gostar do assunto…é assim que se faz o/

      beijooooooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s