Pequenos Assobios

Bem, nos dias de hoje é difícil achar alguém que ainda não tenha ouvido falar no Twitter. Ele virou uma febre, não só entre os jovens e internautas, mas também entre as empresas e órgãos públicos. Mas o que esse serviço tem de tão atrativo?

Antes de mostrar suas características, indicarei um site que conta a história do Twitter, desde sua criação até chegar ao status atual.

Eu, particularmente, não via graça no serviço de microblogging Twitter. Criei uma conta e a abandonei. Aí, depois que vi muitos colegas usando, resolvi criar outro e ‘me jogar’, pra ver no que dava. O que aconteceu foi que acabei pegando um vício nesse serviço e dele tirei muitas vantagens, fazendo até amizades!

Agora vamos aos pontos que fizeram e fazem desse site um fenômeno global: (vale ressaltar que a ordem das características não tem a ver com a importância de cada uma delas):

o símbolo do Twitter...

1- Objetividade: No Twitter o que vale é a objetividade. Quando se digita um texto, é muito fácil se perder e acabar saindo do assunto ou ‘perdendo o fio da meada’. Já no Twitter você tem a obrigatoriedade de ser claro e direto, pois as mensagens não podem passar de 140 caracteres. Isso traz coisas mais concretas e simples, indo direto ao ponto;

2- Convergência Social: Essa característica é a que mais me tem impressionado e feito gostar desse serviço. O Twitter não é apenas uma espécie de blog. Ele agrega recursos de redes sociais e mensageiros instantâneos. Como? Deixe-me mostrar:

a- Rede Social: Ao postar textos no Twitter, eles serão divulgados não apenas em sua ‘página inicial’, mas a todos os seus seguidores. É como se fosse um Orkut ou Facebook, no qual você tem ‘amigos’ que veem suas atualizações e podem opinar e comentar o que você fez. E, através de serviços externos, você também pode postar fotos e vídeos, tornando assim o Twitter uma rede social.

b- Mensageiro instantâneo: Assim como no MSN ou em qualquer outro mensageiro virtual, você pode mandar mensagens curtas a seus amigos. Na página do Twitter existe a opção de falar com seus ‘contatos’ por mensagens privativas, públicas ou indiretas. Você escolhe a maneira que melhor se adequar a sua situação;

c- Blog: Não bastasse essas características, o Twitter também funciona como um blog, no qual você pode postar textos, links, pensamentos e ideias, dicas, e etc…

Dessa forma, Blog + Mensageiro Instantâneo + Redes sociais = Twitter;

3- Alcance Global: Ao entrar no Twitter, você não estará em contato apenas com o povo tupiniquim, mas também com qualquer país do mundo. Por exemplo, você que gosta da ideia de intercâmbio poderá conversar com pessoas de outros países e descobrir como é a cultura daquele ou algo mais que o interesse.

4- Campo de protesto: Recentemente o Twitter foi citado em inúmeras revistas, jornais e programas de TV por seu uso nos protestos contra o governo do Irã. Lá a censura cobre tudo e todos, mas algumas pessoas conseguiram protestar pelo Twitter e seu protesto alcançou o mundo e deu o que falar. Outro fato que chamou a atenção foi o protesto #forasarney, no qual muitos mostraram sua insatisfação com o atual governo federal, tendo essa campanha apoio até mesmo de grandes celebridades brasileiras.

5- Você faz: Outra característica é que você pode publicar ‘bombas’ e ser ‘pioneiro’ na divulgação de notícias. Isso pode ser bom ou ruim. Por isso é necessário bom senso.

6- Uso institucional: O Twitter foi também descoberto por várias empresas e órgãos governamentais. Empresas como Nokia e MRV fazem promoções e dão prêmios aos seus seguidores. E o governo de São Paulo e alguns de seus departamentos, como a CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) e o METRÔ, tem criado ‘perfis’ e divulgado informações sobre obras e eventuais problemas. Além disso, muitos famosos têm usado o Twitter para se aproximar de seus fans, criando assim uma ótima rede.

7- Simplicidade: O Twitter, apesar de tantos recursos, tem um design minimalista, que prega a simplicidade. Seus comandos são todos acessíveis e fáceis de se aprender, e não exige, como diz meu professor, “prática nem habilidade, qualquer criança pode fazer…” [rs].

8- Mobilidade: Ele também pode ser acessado por celulares que rodem Java ou sistemas operacionais (como Symbian ou Windows Mobile). Isso facilita muito, pois você pode acompanhar quem você segue e tuitar mesmo longe do pc.

Enfim, coloquei aqui algumas características que eu reconheci no Twitter. Porém existem muitas outras que não coloquei aqui. Se você ainda não tem Twitter, não fique esperando e faça logo o seu. Tenho certeza que não será perda de tempo. Para criar seu perfil, clique AQUI. Para maiores informações sobre como funciona o Twitter, VEJA no How Stuff Works ou no Terra Tecnologia.

Caso exista alguma característica que esqueci ou que falei errôneamente, comentem! Todos os comentários serão respondidos! Obrigado por visitar-nos ;D

Veja aqui a história do Twitter.

Danilo Soares

Anúncios

4 comentários sobre “Pequenos Assobios

  1. Mtbom maninho^^ eu ainda ot procurando minha identidade no twitter…não adquiri akele vicio de twittar descontrolavelmente e nem pretendo ainda^^mas a ferramentqatem se mostrado de grande utilidade pra todos nos^^^otimo post brother… abraço!!

    • Hehe, valeu!
      Criei esse post faz tempo mas ainda não tinha postado por ele estar meio bruto. Aí fui mexendo nele aos poucos e consegui deixar assim como está.
      Vou indicá-lo para colegas que não sabem ou não querem usar o Twitter. Quem sabe assim eles não curtem? rs

      Abraços e bom fim de semana!

  2. *Ainda tentando decidir se gostei mais desse ou do layout antigo. Hmm…*
    Ah, eu sou suspeita pra falar! ADORO Twitter! (Mesmo embora nesses últimos dias eu não esteja achando muita coisa pra falar. Acho que são os efeitos colaterais do meu diário de papel.)
    “Dessa forma, Blog + Mensageiro Instantâneo + Redes sociais = Twitter” – HAHAHA, verdade. Gostei!

    • Bem, eu curti esse layout novo porque ele é simples, só que com mais ‘plástica’ do que o outro. Um dos problemas do antigo era a má arrumação da barra lateral. Aqui já não tenho esse problema 😀

      Twitter é maravilhoso, demais mesmo!
      Você, pelo que me lembro, nunca foi de usá-lo muito né?

      Viu como tenho um mínimo de criatividade? hahahahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s