Na Minha Estante – A Vitória da Infância

Esse livro de Fernando Sabino é um daqueles que você senta, aprecia e se delicia por várias horas. Ele é uma coletânea de contos escritos pelo mesmo, tendo como “lugar-comum” a infância e suas peripécias. Como diz a contra-capa do livro, “Em A Vitória da Infância, Fernando Sabino narra as travessuras dos que ainda são pequenos e o comportamento dos que cresceram mas continuam fascinados pelo universo mágico no qual viveram.”

É um livro maravilhosamente interessante. São tantos os belos contos que o compõem que eu fiquei indeciso em qual colocar aqui. São contos e estórias únicos, e muito bem elaborados. Mostram a nossa infância verdadeiramente estampada em coisas comuns que fazíamos e algumas que até hoje fazemos.

vitora da infancia

vitora da infancia

Uma das coisas mais interessantes desse livro é que encontrei nele vários contos que eu já tinha lido quando era pequeno. Contos passados na escola, lidos em livros e revistas. Enfim, coisa que refrescou minha mente e, conseqüentemente, as lembranças da infância. E o mais interessante de tudo é que mesmo tendo lido há muito tempo atrás esse contos, assim que eu lia as três ou quatro primeiras palavras deles eu já reconhecia aquele texto de algum lugar. É uma coisa muito gostosa a sensação de rever algo que nos fez bem em tempos anteriores. Coisa boa demais!

Sei que minha descrição desse livro foi fraca, mas eu não consigo fazer boas explanações quando o livro em questão é recheado de contos ou estórias diversas ao invés de seguir uma linha específica.

Por isso deixo abaixo um link para um conto que compõe o livro. Ele mexe comigo sempre que o leio. Mostra um pouco da nossa realidade preconceituosa, ignorante e retraída, em contraste com a simplicidade e humildade (no sentido de espírito, não de posses) das pessoas. Eu pretendia postar esse conto no último dia do ano, pois faz nós pensarmos no próximo e em como será nossa vida de certo ponto pra frente. Mas espero que ao ler esse conto você possa ver a vida com outros olhos, os olhos da simplicidade, olhos que enxergam o que a vida tem de melhor: a companhia de quem se ama, e poder amá-las e demonstrar isso através de atitudes simples, bobas até, mas que valem mais que todo o dinheiro do mundo.

Recomendo!

Livro: A Vitória da Infância

Autor: Fernando Sabino

Gênero: Seleção | Contos

Editora: Ática – SP

Trechos: Conto “A Última Crônica”

Anúncios

4 comentários sobre “Na Minha Estante – A Vitória da Infância

  1. Vou te falar um negocio, esse é um livro que faz anos que não re-leio, e o tenho em minha casa…. vc me fez lembrar do quanto eu gosto dele…. vou procura-lo esse fim de semana e vou re-lelo ^^ abraço cara.

    • Hehe, esse livro é maravilhoso. Curti muito ele!
      Desde de pequeno que eu gosto de contos…são muito bem desenvolvidos e me tocam profundamente.

      Abraços e leia mesmo! rs

  2. Ameeeeeeeeii,esse livroo…Muitooo boomm e bastante interessante.
    Bejos’
    Ler’ é uma das melhores coisa que eu gosto de fazer!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s