Depois daquela viagem

A indicação de hoje é uma verdadeira obra de arte. Pode não ser reconhecida como, ma pra mim teve grandessíssima (não sei se essa palavra existe, quem sugeriu foi o Word, hahaha) importância, pois me fez ver a vida de um modo mais positivo e esperançoso.

O livro conta a “pequena” história de Valéria, uma jovem que, no auge de sua adolescência, descobre ter contraído AIDS. A partir daí sua vida vira de ‘ponta-cabeça’ e ela não sabe o que fazer. Mesmo tendo certa ajuda é difícil lidar com a ideia da morte chegando. Porém ela enfrenta todo o sofrimento e nos ensina a arte de sobreviver mesmo com dificuldades.

A obra começa com um relato de como era sua vida antes da doença. Valéria tinha sua turma de colegas bem chegados na escola, era de uma família rica, estudava numa renomada escola, e tinha sonhos (descubra-os lendo o livro). Nesse tempo a AIDS era um grande tabu entre a sociedade e estava relacionada com grupos de risco, como os homossexuais e os usuários de drogas.

Na sua mocidade ela gostava de ir para outros estados, onde tinha parentes, para passar férias ou ‘pular’ o carnaval. Nessas andanças ela sempre conhecia uma ou outra pessoa especial, com quem acabava fazendo amizade ou ficando. Foi no natal de 1986 que ela conheceu um rapaz enquanto fazia uma viagem de navio com a família para a Argentina. Ela tinha apenas 15 anos. Como ambos moravam em São Paulo, continuaram a se ver.

Daí para frente ela começou a se relacionar com ele (não sem decepções) e acabou por descobrir quem ele era. Começou a sofrer ‘na mão’ dele, a apanhar e tudo mais. A vida dela tinha virado um caos, até ela conseguir sair desse poço fundo e úmido…

Após isso ela começou a namorar outro rapaz, esse sim muito diferente, e gostava muito dele. Nessa época ela tinha uma viagem marcada para os EUA, e resolveu ir ao médico, pois estava com uma dorzinha no estômago. Depois de alguns exames veio a bomba: ela estava com AIDS.

É a partir daí que o livro se desenvolve em linhas mais nítidas e concretas. Ela conta como foi difícil lidar com o problema e guardar esse segredo só entre a família, conta como eram constrangedoras as consultas médicas (quase todas com as mesmas perguntas pessoais de sempre), como foi sua estada nos EUA e o curso de inglês que realizou lá, suas aventuras e emoções na terra do Tio Sam e como conseguiu superar tudo isso. 

O que mais me impressionou nesse livro foi a força de vontade de Valéria. Mesmo com tantas dificuldades, ela conseguiu vencer o sofrimento e dar a volta por cima. Quando falo dificuldades digo coisas totalmente desanimadoras, como sucessivas doenças e infecções fortíssimas, a ponto de levarem a morte, praticamente. Fora a confusão que se formara em sua mente. Para ela a AIDS era sinônimo de morte. Só depois de muito sofrimento ela descobriu que existe vida mesmo com a AIDS.

Enfim, aconselho todos a lerem esse livro, pois é mais que uma autobiografia; é uma lição de vida. Um livro que envolve e emociona.

Recomendo!

Livro: Depois daquela viagem

Autora: Valéria Piassa Polizzi

Gênero: autobiografia

Editora: Ática – SP

Anúncios

6 comentários sobre “Depois daquela viagem

  1. Ah, essa sua resenha me lembrou do meu livro preferido quando era mais nova: “A Corrente da Vida”, do Manuel Bandeira. Também gira em torno da AIDS, mas é ficção. Lindo, mesmo assim. 😉

    • Hum..nunca ouvi falar nesse livro, só no autor. Ah, te recomendo demais que leia esse livro porque ele é bastante motivador. Mostra como reclamamos da vida tendo tudo que outras pessoas sequer sonham ter =D

  2. Leiam essa livro por que vcs naum iraum se arrpender é um livro emocionante e muitu bonito exemplo de superação.
    1 prova de que ele é relmente boum é q na minha sala há 45 alunos e 90%da sala u leu entre tantos outros livros!
    😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s