O Castelo dos Cárpatos

Esse é um dos livros mais concretos de Júlio Verne. Tem seus conhecidos surrealismos, mas bem menos presentes que em obras anteriores.

Ele Conta a história de um povoado extremamente supersticioso da “extrema Europa”.

O livro se passa no século 17, pelo que entendi. Ele narra a história da aldeia de Werst,  um povoado que vive nas redondezas de um castelo que traz consigo lendas assustadoras.

Além dessas lendas existia  uma profecia que previa a ruína do Castelo. Os moradores da aldeia esperavam ansiosamente pelo cumprimento dessa profecia. Mas enquanto ela não acontecia eles viviam em paz.

Porém certo dia um dos moradores da aldeia observa um sinal de vida no castelo que era dado como vazio. Começa aí o medo do povo. Eles tem receio de que os espíritos do burgo aterrorizem eles, o que não demora a acontecer.

Vozes se fazem ouvir enquanto as pessoas do povoado estão reunidas, entre outras coisas. Isso faz com que o povo fique com medo até de sair das suas casas.

O Castelo dos Cárpatos

Um dos livros mais densos de Júlio Verne

Diante disso dois homens do povoado tomam coragem e vão até ao castelo para descobrir o que ou quem está por trás disso. Porém algo acontece com eles. Algo que só pode ser descoberto quando se ler o livro rs.

Depois desse fato chegam dois viajantes ao povoado. Eles tem conhecimento do que pode estar causando esses fenômenos na região e decidem investigar. Essa parte do livro é interessante porque envolve de uma maneira bem forte um desses viajantes ao castelo…

Daí pra frente a história toma um desfecho triste porém muito bem arquitetado.

O legal desse livro é que ele envolve romance, ficção e história de um jeito que só Júlio Verne consegue fazer.

Porém cheguei a conclusão de que esse foi um dos livros mais sólidos feitos por ele. Aquelas coisas interplanetárias ou surreais presentes em outros livros deram espaço para aquele tipo de literatura psicológica, que traça o perfil das pessoas pelo seus atos e aparências.

Porém nem por isso deixa de ser uma grande obra.

Anúncios

5 comentários sobre “O Castelo dos Cárpatos

  1. “Aquelas coisas interplanetárias ou surreais presentes em outros livros deram espaço para aquele tipo de literatura psicológica, que traça o perfil das pessoas pelo seus atos e aparências.” acho que é justamente por isso que deve ser bom!

    Quero ler!

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s