Árvores e Frutos

Desde pequeno aprendi que as pessoas são divididas em dois grupos: o das pessoas de bons frutos e o grupo de frutos ruins. Quer dizer, não existia essa segregação, mas sempre ficou claro que quem não era ‘do bem’ era considerado malvado.

E esse entendimento foi seguindo enquanto eu crescia. Quando alguém me caluniava na escola e eu ia reclamar com meus pais, eles diziam:

Não liga filho, eles fazem isso porque a árvore de bons frutos sempre recebe ataques visando seus frutos…

Aí eu ficava todo feliz por saber disso. Porém há uns dias atrás houve um choque de opiniões. Estava pensando em política e em como alguns de novos governantes são safados. Porém me deparei com a seguinte situação: existem bons políticos, como alguns que conheço. E eles também recebem ‘pedradas’ pelo seu cargo. Isso segue a linha em que fui ensinado, mas não foi isso que me chamou a atenção, mas sim isso:

Os maus políticos brasileiros são criticados full-time. E aí, eles são atacados pelos seus bons frutos? É CLARO QUE NÃO!

Sendo assim todo conceito de frutos caiu por terra, por assim dizer. Já não teve como agüentar que tal conceito fosse real. Não que ele estivesse errado, mas depois dessa pude perceber que sem senso crítico não se pode discernir nada! Temos que manter sempre os olhos abertos e analisar antes de ter uma opinião formada. E tão triste quando opinamos sobre algo que não conhecemos. É o conhecido pré-conceito das coisas. Gente que critica bandas cristãs de rock por achar que é um ‘estilo do demônio’, por exemplo. Se as pessoas soubessem a força que a música tem de penetrar na vida do ser humano!

Enfim, nos guardemos dessa má característica humana de julgar a árvore apenas pelos seus frutos. Comecemos a provar a fruta, as folhas e raízes da dita árvore e assim estaremos agindo corretamente…

Deixe um comentário

