Cacaupitalismo

Na semana passada passamos por uma data adocicada de nosso calendário: a páscoa. Não posso dizer que deixei de aproveitar, pois a cota de chocolate consumida foi bem maior que nos outros dias. Porém, mesmo que tenha sido bom consumir e presentear produtos ligados ao chocolate durante esses dias, vejo com ceticismo toda essa festa criada em torno de tais datas. Sei que esse texto é daqueles bem chatos, que ataca algo que a maioria gosta, mas nem por isso deixarei de mostrar minha opinião sobre o tema.
Todo ano é a mesma coisa: chegamos perto da páscoa e a indústria fica movimentada, gera novos empregos, as pessoas compram ovos e bombons aos montes, para si próprias ou para presentear, e depois de passado todo esse clima precisam correr pra balança e checar o resultado dessa festa toda.

Eu, sinceramente, sempre gostei disso, aproveitar essas datas específicas como o natal, passagem de ano, páscoa, etc, para fazer troca de presentes, compartilhar o tal ‘momento de felicidade’ com meus próximos. Mas quando você cresce e desenvolve sua forma de enxergar as coisas, logo dá pra perceber a encenação criada diante dos nossos olhos. Sim, é muito legal aproveitar as datas comemorativas para ‘fortalecer os laços’ da nossa vida, mas quão necessário é tudo isso?

Não queremos reforçar tais laços? Se for assim, para que esperar um natal? Porque não presentear sempre, em tempo e fora dele? Se você curte sua namorada, ou sua mãe, seu filho, seja lá quem for, você não precisa esperar o dia dessa pessoa chegar ao calendário para presenteá-la. É triste ver a superficialidade dos encontros de família, das coisas que acontecem em tornos das datas comemorativas. Antes de ser algo que junte as pessoas, vemos apenas uma data propícia para levar a falsidade mais adiante. Não são presentes que mostram nosso amor ou consideração pelas pessoas. Muito antes disso, são nossas palavras e atitudes que realmente expressam nossos sentimentos mais íntimos.

Se você gosta de alguém, seja a melhor pessoa possível para ela, não com presentinhos ou mimos, mas com amor, com atitudes que deixem a pessoa feliz e satisfeita com sua presença. Isso basta! Vamos lutar contra toda forma de rotina que se cria em torno de nossas vidas. Já temos um dia a dia corrido e igual, que não deixemos isso invadir nossos momentos de descanso e lazer entre nossa roda de amigos.

Danilo Soares

Anúncios

2 comentários sobre “Cacaupitalismo

  1. Isso se chama alienação. A indústria capitalista faz parecer que é uma data especial, maravilhosa, e a finalidade disso é bem óbvia. E muita gente acaba acreditando nisso. Mas, você não acha que superficialidade em relações existe a todo momento? A gente nem precisa esperar datas comemorativas para ver isso. No dia – a – dia, infelizmente, recorremos a esse tipo de mentira (muitas vezes, branca, para não causar mal estar as pessoas). Relações humanas, não raro, são superficiais. Claro, quanto mais a gente combate isso, melhor.

    Ps.: Gostei tanto do post, que me empolguei no comentário. Ficou enorme!
    Abraços. =)

    • Infelizmente o que você disse é verdade, a superficialidade faz parte de nós como seres nessa Terra. Não é na verdade algo que nos pertença, mas como as coisas caminham para isso, a maioria das pessoas entra, mesmo que sem querer, por esse caminho.

      Entretanto, não podemos nos conformar com ela, pois isso é a pior coisa a se fazer! Temos que buscar a verdade em nossas relações pessoais, buscar sentimentos verdadeiros!

      Quanto ao tamanho do comentário, sem problemas! Já fiz maiores em textos dos meus blogueiros favoritos rs. O caminho é esse mesmo, se expressar da maneira que quiser.

      Abraço!
      Logo darei uma passada com tempo em seu blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s