Música ao Longe

Bom livro. Não pensei que fosse classificá-lo dessa maneira, mas depois de ler seu prefácio fui forçado a isso. Nele, o autor dizia não esperar muito do livro por ter sido escrito rapidamente (em poucas semanas senão me engano) e ter criado o mesmo apenas pela motivação de um prêmio. Com um começo tão frio logo desanimei quanto ao seu desdobramento. Mesmo assim não deixa de ser um belo livro, pois veio das mãos e mente do grande Érico.

O livro conta a história da família de Clarissa, quer era de uma família de posses, mas que com o passar do tempo foi perdendo tudo que tinha devido à má administração do seu pai, João de Deus. Ele, por estar acostumado à sua vida confortável, não aceita se sujeitar aos outros, trabalhando para eles. Dessa forma o salário de Clarissa, que dá aulas na cidade, tem que ser gasto nas despesas da família.

O livro se desenrola em fatos superficiais que ocorrem na vida dessa família. Conta, por exemplo, sobre como era o passado de Clarissa, brincando com seu primo Vasco e outras crianças da ‘turma’.  Essas lembranças se misturam com o presente dela, e criam uma atmosfera de nostalgia e eternas comparações na cabeça dela. Ela possui um diário, onde relata todas essa lembrança, sua visão das coisas e medos, esperanças em geral.

O livro, diferentemente de Um Lugar ao Sol (que estou lendo, uma continuação desse) é muito linear, não entra nos relacionamentos e emoções com a profundidade conhecida de Érico, o que faz da obra um bom livro, mas pouco envolvente.

Mas ainda assim recomendo a leitura dele, pois mostra uma outra maneira de escrever do autor, o que ajuda a definir uma imagem mais real do mesmo. Quando lemos apenas Best-sellers de um autor corremos o risco de nunca o conhecermos de verdade, quais as suas reais características literárias. Por isso recomendo que leiam esse livro, também!

 Livro: Música ao Longe
Tema: Drama / Romance
Autor: Érico Veríssimo
Editora: Editora Globo
Trechos: http://wp.me/pCiQT-k9
Anúncios

5 comentários sobre “Música ao Longe

  1. Preciso lê- lo imediatamente. Minha resenha também vai sair, espera só mais um pouquinho. ><

    Quanto ao seu texto, ótimo como sempre!

    Abraços!

    =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s