Entrevista com Janaína Romão

Janaína Romão dos Santos é estudante de Fotografia e mora em  São Paulo, capital. Ela é fotógrafa da banda de metal hardcore Shark Attack, e foi através deles que pude conhecê-la. Seu trabalho já me chamava muito a atenção, e depois que conversei com ela pessoalmente no Brutal Warfare 2011 pude perceber uma pessoa muito carismática e tranquila. Logo vi alguém interessante para ser entrevistada! Ela tem, como todo jovem de conteúdo, opiniões formadas a respeito de questões do dia-a-dia, e boas opiniões, originais e bem fundamentadas. Acompanhe nessa entrevista alguma delas e um pouco mais sobre a Janaína:
 —

1.      Não digo isso porque nos conhecemos, mas algumas das fotos que você já fez do Shark Attack estão entre as melhores que eu já vi de uma banda nacional. Você acredita que para fotografar é necessário dom ou basta um bom equipamento e outros recursos?

Eu acho que depende muito de dom e do fotógrafo também, tem  gostar muito do que faz para sair uma bela imagem, claro que um bom equipamento ajuda bastante, mais acho que de nada adianta um equipamento bom se o fotógrafo não gosta do que faz.

Janaina Romão Dos Santos

2.      Você usa alguma técnica diferente para fotografar e editar, ou faz tudo “a mão livre”?

Técnica diferente não, eu tento deixar a foto o mais natural possível, gosto das edições mais simples pra não deixar a foto com uma edição muito carregada.

3.      E na área da música, quais suas bandas e estilos favoritos?

In This Moment, Thrice, Killswitch Engage, A Skylit Drive, He is We…

4.      Existe alguém que seja referência para você, uma pessoa em que você se espelhe?

A minha maior referência é meu pai, tanto na parte profissional quanto a parte pessoal. Na profissional ele me incentivou e me ajudou muito na parte da fotografia, já que ele tem mais experiência do que eu, e isso só me fez gostar a cada dia mais de fotografar. E na pessoal é ele que me espelha, ele me ensinou tudo que sei e tudo que sou hoje.

5.      Bate – Volta:

a.       Um desejo:  Construir uma família e ser bem sucedida na vida.

b.     Um objetivo atual: Continuar com os estudos.

c.      Um amor: Felipe

d.     Uma música: Forever ( In This Moment )

e.     Uma imagem:  A minha primeira fotografia http://www.flickr.com/photos/xjanainaromao/6097281960/in/photostream

6.       Qual sua opinião sobre fé? Existe um embate na vida do jovem hoje quanto a isso, como você lida com suas crenças?

Todos nos temos fé em algo, eu acredito e tenho muita fé em Deus, bom eu sei que ele está sempre presente na minha vida me ajudado, me dando forças, me guiando sempre pelo melhor caminho.

7.      Você segue algum estilo de vida alternativo, como o vegetarianismo? O que pensa a respeito desses modos de vida?

Eu sou vegetariana, e eu me sinto em paz comigo mesma só de lembrar que eu não contribuo com o sofrimento de mais um animal, acho que as pessoas deviam lembrar que é uma vida que estão tirando, que é uma dor que estão causando só parar matar o desejo delas de comer.

8.      Você tem orgulho de ser brasileira? Com as coisas como estão hoje, você se sente confortável em viver aqui?

Infelizmente eu não tenho orgulho de ser brasileira, não me sinto nada confortável vivendo aqui, pois com a violência lá fora está arriscado você sair de casa e não voltar.Tem várias questões que o Brasil me envergonha, a miséria é uma delas, com tantas pessoas passando fome nas ruas e não tendo casas para morar a prefeitura gasta o NOSSO dinheiro construindo estádios de futebol, ao invés de gastar dinheiro com isso, gaste com quem realmente precisa, nos estudos, na saúde, com pessoas de ruas, acho que tem muitas coisas mais importantes a se preocupar do que em ter um estádio bonito.

9.      Sobre cultura, você gosta de ler e ver filmes? Quais os que você mais gosta e admira?

Eu adoro filmes e principalmente seriados, os meus filmes preferido são Transforms e Piratas do Caribe. Eu gosto bastante de ler, mais os que me prenderam bastante a atenção foram os livros do André Vianco.

10.   Você é palmeirense, correto? Qual sua relação com o clube? Desde quando você torce pra ele?

Correto, desde pequena eu sempre tive uma paixão pelo Palmeiras mais como eu era criança não tinha muita paciência de acompanhar os jogos. Mais de uns tempos pra cá eu tenho ido bastante nos estádios e eu não tenho nem palavras pra explicar o tamanho da emoção que é ver o meu verdão jogar.

11.    Você é jovem e estudante. Como planeja estar daqui a 10 anos, em que área de atuação? Pensa em morar e/ou estudar fora do país?

Daqui a 10 anos planejo estar trabalhando na área que eu gosto ( Fotografia ou Jornalismo ) em ter uma renda estável para dar uma vida boa a minha família. Em morar fora não, mais estudar fora do país seria ótimo.

12.   Hoje a moda é ser ‘colorido’. O que você pensa a respeito disso? Cada um gosta do que quer ou é errado permitir que nossos filhos escutem e ajam de acordo com esses exemplos atuais, tão cultuados pela mídia?

Infelizmente os jovens de hoje seguem tudo o que aparece na televisão, bom eu particularmente não gosto dessa moda, e não gostaria de ver meu filho se vestir desse jeito e ouvir esse tipo de musica, não gostaria de ver um filho meu sofrendo preconceito pelo tipo de roupa que ele veste e pelo tipo de musica que ouve, acho que os pais deveriam sentar com seus filhos e mostrarem pra ele como um menino deve se vestir e como uma menina deve se vestir, por que nos dias de hoje homem veste roupa de mulher e vice-versa.

Deixe um comentário

