Capitães de Areia

O que dizer sobre o filme Capitães de Areia?

Capitães de Areia, o filme

Assisti ao filme no sábado. Já tinha lido o livro 2 vezes, e levei comigo algumas manias de querer que tudo (ou quase tudo) do livro estivesse no filme, fora uma boa pipoca e refrigerante.

Quando o filme começou, já senti certas diferenças,que para uma assídua fã do livro, já fizeram falta.Mas no decorrer, senti que todas as mudanças ocorridas foram necessárias para que o filme criasse a lingugem cinematográfica que é necessária para ser tranportado para a telona.

A história tem como personagens principais Pedro Bala, chefe dos Capitães com apenas 15 anos, Professor, o único que sabe ler e adora desenhar, Sem Pernas, que tanto no livro como no filme tem um poder de te emocionar e ser um dos personagens mais importantes da história; Gato, o galã dos meninos, João Grande, que faz jus ao seu nome tanto no físico como no psicológico e nossa querida Dora, a valente menina por quem Pedro enamora.

Há outros personagens, de tamanha importância (como Pirulito, o menino que vive rezando com medo de ir para o Inferno, ou Almiro e Barandão, que tem um caso) porém o filme prioriza os que tem mais história (apesar de Pirulito, na minha opinião ter uma riqueza que podia ser mais explorada no filme, mas tudo bem).

O enredo basicamente é parecido com o livro, a fotografia tem grau de excelência (cenas como a de Dora nadando no mar e da briga dos Capitães com um outro grupo são fascinantes).

A interpretação dos meninos é muito boa, apesar de não serem atores. A escolha foi da diretora do filme, Cecília Amado, de buscar pessoas da Bahia, que realmente tem contato com os costumes.

Cecília também faz homenagem ao avô, Jorge Amado, lançando o filme no seu centenário.

Para quem for prestar vestibular, o filme é um bom complemento e aprendizado.Para quem quer curtir um bom filme, Capitães da Areia nos faz conhecer mais o que há de bom no cinema brasileiro.

Mirella Maria

A blogueira Mirella é colaboradora do blog O Jovem Pensante. Ela entrou em contato conosco para participar, e se você também quiser fazer parte, entre em contato pelo email ojovempensante@gmail.com e envie suas ideias e opiniões. Participe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s