Ainda Não Te Disse Nada — Maurício Gomyde

Lembram da seção Resenha à 2? Ela voltou! Agora contaremos também com a presença da blogueira Adrianna Gonçalves, que postará resenhas de livros que tanto eu como ela lemos, assim como a proposta do projeto diz. Abaixo você acompanha a resenha dela para o livro Ainda Não te Disse Nada, de Marcelo Gomyde. Em breve minha versão!

Livro: Ainda Não Te Disse Nada
Autor(a): Maurício Gomyde
Selo Editorial: Porto71
Ano de publicação: 2011
Páginas: 233
ISBN: 9788591184019
Origem: Nacional
Classificação: ♥♥♥♥♥


“Largo a espera e sigo o sul. Perco a quimera, meu anjo azul. Fica forte, sê amada, quero que saibas que ainda não te disse nada. Pede-me a paz, dou-te o mundo…”

[Trecho da música de Pedro Abrunhosa,
“Se Eu Fosse Um Dia O Teu Olhar”, citada no cap. 46, pág. 138]

Marina é uma estudante de moda, que sonha com sua carreira internacional enquanto se desdobra entre a faculdade e o emprego nos Correios de São Paulo. Em meio a sua rotina de despachar encomendas e pagar contas, ela acaba conhecendo uma moça que surpreendentemente vai até lá para enviar cartas, algo raro nos dias atuais por conta do avanço tecnológico, internet e e-mail. E quando se vê envolvida nas atividades do “anjo carteiro”, ela acaba conhecendo o sabor das palavras registradas num papel, e um amor improvável que mudará sua vida.

Com “Ainda Não Te Disse Nada” foi amor à primeira vista. Quando vi a capa, fiquei tão apaixonada, que não via a hora de ler o conteúdo por dentro. Depois, ao lê-lo, descobri que o lindo título fazia parte de uma música, citada numa das belíssimas cartas trocadas entre as personagens principais, e mais um suspiro foi inevitável.

Não lembro quando foi a última vez que li alguma obra de autores brasileiros [provavelmente no ensino médio], mas ler esse livro do Maurício despertou minha curiosidade, principalmente em relação aos novos — e jovens — autores e suas obras. Isso porque fiquei encantada pela literatura dele, a forma divertida e apaixonante como conduziu a história, e os elementos que muito me atraem fortemente presentes, como música, moda e cartas.

Sendo o autor músico e compositor, o primeiro elemento não podia faltar, e a forma como a inseriu no texto muito me divertiu e até influenciou, me fazendo pensar nas minhas próprias seleções de músicas de acordo com as iniciais dos cantores. Sendo ele escritor, conseguiu narrar belíssimas cartas “à moda antiga”, as quais para mim, apaixonada por esse tipo de linguagem e meio de comunicação, foram os pontos altos da história — além do próprio fim surpreendente. E não sendo ele um profissional da moda, até onde sei — és Maurício? —, usou de seu domínio literário para criar belas imagens de momentos criativos e das próprias criações, me fazendo imaginá-las no papel.

As personagens são interessantes, divertidas e envolventes, e suas realidades são tão próximas da nossa, que não é difícil nos imaginar no lugar delas. Como sou uma apaixonada por adaptações, minha mente automaticamente começou a buscar por possíveis atores que pudessem dar vida a história, e nomes nacionais e internacionais circularam em minha cabeça. Mas como citar nomes pode estragar certas surpresas, achei melhor não fazer. Só digo uma coisa: ia adorar ver nas telonas!

Book Trailer:

Links:
Maurício Gomyde: Site | Twitter | Facebook | Skoob
Ainda Não Te Disse Nada: Site | Skoob | Comprar

Links Relacionados [no L&A]:
– Ainda Não Te Disse Nada
– Maurício Gomyde

Postado originalmente em Livros & Adaptações em 29 de Fevereiro de 2012.
 
Um comentário sobre “Ainda Não Te Disse Nada — Maurício Gomyde

  1. Hello, Adriana
    I don’t, really, speak portuguese but I discovered (or I think) I understand it. That history seems interesting but, do you know when will that book come to Spain?
    And someone told me you make versions about books and series. I know some people who want to read/view your adaptation about “Pretty little liars”. By the way, Isn’t it the calendar wrong? “tuesday 5 março”? Today is really monday 5 mars (I think), It’s so/thus in Spain, Perú and others but, isn’t it in Brazil?
    Well, abrazos.
    Ciao.

Deixe um comentário

