Galeria

Portal Del Egipto – Buenos Aires, Argentina

Lembram da professora Débora Spina, que entrevistamos por aqui há uns tempos atrás? Pois bem, ela fez uma viagem para a Argentina esse mês, onde realizou o 1° Portal do Egito em terras estrangeiras! E para esse evento mais do que especial ela contou com a parceria da também professora de dança Rhayza Raschid.

Abaixo você encontra os vídeos, fotos e o relato que ela fez dessa viagem maravilhosa:

Passamos quatro  dias na Argentina, vivenciando diferentes estilos de dança do ventre. Os dias passaram muito rápido, andamos muito, conhecemos muitas pessoas e o principal: dançamos MUITO. Fizemos aulas de dança do ventre clássica, fusão tribal, said, Belly Tango, entre outras. Ministrei um workshop de Belly Samba, apresentamos coreografias do Portal do Egito e tivemos um encantador intercambio de dança.

Na escola da Saida, passamos dois dias, tivemos aula com a maravilhosa Zulehika, o nível técnico da escola é impressionante, o estilo de dança do ventre é muito clássico com fortes movimentos e marcações, as classes são divididas por anos, ao todo são cinco, para passar de ano existem provas tanto práticas como teóricas e quem avalia é a própria Saida, que é uma das melhores bailarinas da atualidade. Conversando com uma das bailarinas que faz as aulas regulares descobrimos que muitas meninas repetem várias vezes o mesmo ano, o nível de exigência lá é bem grande.  O estilo de aula “militar” impera, as aulas tem uma hora de duração, sendo 40 minutos prática e 20 minutos teórica, achou uma hora pouco? Não é, pois a professora não para a música durante as sequencias, a aula é toda a base de repetições, fizemos uma mesma sequencia durante a aula toda, com muitos movimentos e expressões, perdi a conta do número de vezes que repetimos a coreografia, foi espetacular. O estereótipo das bailarinas são todas SAIDAS, cabelos muito longos e soltos, fazem aulas com calças pantalonas, tops e na cintura usam um chale longo e sem moedas (Nós éramos as espetaculosas da sala com nossos chales recheados de moedas e seus diversos barulhinhos).

Se a pessoa quer fazer dança do ventre para relaxar, por hobby a escola da Saida não é o local mais indicado, nenhuma bailarina conversa durante a aula, todas são muito técnicas, com movimentos perfeitos, resultado de bailarinas que treinam todos os dias fora da sala de aula, todas parecidas com a Saida, com o objetivo de passar pelos 5 anos da escola. É impressionante o nível de perfeição dos movimentos, o grupo de aula é formado por mais de 50 meninas e a sincronia continua perfeita, é um verdadeiro exemplo de formação e aprendizagem na dança.

Uma grande diferença entre os movimentos que utilizo e os que aprendemos lá foi a meia ponta, eu utilizo muito com minhas alunas o giro com meia ponta alta e elas utilizam sempre os pés no chão. Foi incrível, recomendo a experiência para todas apaixonadas pela dança é engrandecedor, nostálgico.

E como ir a Argentina e não fazer tango? Fizemos aulas com a incrível Shaina  ela é bailarina e professora de dança do ventre certificada pelo grande mestre Samir Abut, nossa aula foi de belly tango. Com nossos chales na cintura e chapeuzinhos na cabeça lá fomos nos embarcar nessa belíssima experiência. Foram duas horas de aula de pura fusão do tango com a dança do ventre, grandes expressões, movimentos aéreos, movimentos de chão e a utilização do chapéu que deixou a coreografia ainda mais especial e envolvente. Shaina foi super-receptiva, ela fala português, o que fez nosso portunhol ser melhor compreendido. Foi uma experiência marcante, os movimentos interligados resultaram em uma coreografia maravilhosa muito forte e feminina. Shaina deu aula só para nosso grupo, foi muito gostoso e descontraído, além de aprendermos muito, também nos divertimos e conversamos bastante.

Sábado foi o dia da apresentação do corpo de baile do Portal do Egito e também de diferentes workshops, a professora Victoria nos ensinou alongamentos maravilhosos e técnicas de tribal em movimentos de descolamento de quadril e camelos. A queridíssima Rahyza nos ensinou passos muito divertidos e diferentes de said, foi contagiante, logo após ela e seu marido Fabio Fernandez (Derbakista) deram um show de leitura musical com o derbak ao vivo, fizemos diversas marcações e deslocamentos. Foi um dia maravilhoso, assistimos diversas apresentações das argentinas e também nos apresentamos.  As alunas da Rahyza possuem um estilo clássico muito bonito, são leves e ao mesmo tempo fortes, com muitas reverencias (são muito utilizadas na Argentina), foi um verdadeiro espetáculo.

Fizemos as Argentinas caírem no samba, nosso workshop foi um belly samba, as Hermanas se saíram muito bem, aprenderam o gingado do samba brasileiro com o tremido da dança do ventre. Foi um momento de muita descontração e divertimento.

Após 5 horas de aulas e apresentações nos reunimos para o almoço, fizemos uma integração que foi literalmente uma delícia, levamos comidas típicas brasileiras e elas fizeram as típicas da Argentina.

E nossa turnê continua fomos ao parque Terra Santa, as margens do canal la plata, um lugar lindo que retrata fielmente Jerusalém na época de Cristo, lá tivemos a oportunidade de assistir a um show particular com a maravilhosa banda de Mario Kirlis e apresentações da bailarina e professora Princesa Laura, foi um espetáculo a parte, não tenho palavras para descrever como foi emocionante e importante para todas nós, simplesmente um momento único, tivemos a oportunidade de conversar com os músicos e bailarinas, em especial com a Princesa Laura que é uma verdadeira princesa com todas as letras, muito simpática, alegre e gentil, além de ser excepcional dançando.

Foi muito enriquecedor, dias de conhecimento, aprendizado, novas amizades, união. Muita cultura, semelhanças e diferenças entre estilos de dança. Mas todos unidos pelo amor a dança. Viva a DANÇA DO VENTRE.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Anúncios

2 comentários sobre “Portal Del Egipto – Buenos Aires, Argentina

    • Obrigado pelas palavras Débora, eu que agradeço por você desenvolver esse trabalho tão belo e profissional, que chama a atenção por onde passa. Vai dar muito o que falar ainda, tenho certeza!
      Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s