Em Chamas

Depois de alguns meses podemos ver o “estrago” que Jogos Vorazes fez. O filme teve uma das maiores bilheterias da história nas terras americanas e em outros países também. A expectativa que existia em cima da obra era muito grande, e os fãs puderam se deliciar com o trabalho bem feito dos produtores, não só sendo fiel a história original (lógico, houve discrepâncias, mas aquelas esperadas numa adaptação) e envolvendo alguns elementos já do livro decorrente, o qual estarei falando um pouco hoje.

Para quem leu a primeira resenha, deve ter ficado a dúvida sobre quem vencia os jogos. Pois bem, numa tacada de sorte a dupla do Distrito 12 venceu a disputa. É verdade que o regulamento, alterado durante o jogo, permitia esse feito, mas foi apenas para dar mais drama ao jogo. No final somente um poderia ficar, mas Katniss teve uma ideia que abalaria a estrutura de toda uma nação nos tempos pós-jogos: ir contra as regras da Capital. Quando ela oferece as amoras-cadeado para Peeta, eles declaram subliminarmente a Capital: vocês não mandam em nós, se quisermos morrermos aqui mesmo. Porém a Capital troca de decisão e permite que os dois vençam. No momento a coisa parece toda muito bonita, mas Haymitch, no retorno deles para o Centro de Treinamento, logo os alerta de que a atitude deles não foi bem aceita pela Capital. E quais as implicações que isso acarretaria a eles? É aí que a história do livro “Em Chamas” se arquiteta.

A vida de Peeta, Katniss e suas respectivas famílias muda de maneira completa, já que eles passam a viver na Aldeia dos Vitoriosos, uma espécie de bairro para os campeões dos Jogos dentro de cada distrito. Entretanto as coisas não acontecem de maneira totalmente esperada. Peeta perde o primeiro amor que tinha por Katniss, já que se sente traído por ver que foi usado por ela como peça de um jogo, enquanto ele realmente gostava dela (você entenderá melhor ao ler o primeiro livro). Não bastasse isso, a cabeça de Katniss ganha novos elementos para a deixar confusa: Gale, seu amigo de todas as horas, e provável amor não desenvolvido, retorna a sua vida, e ela precisa lidar com os problemas que os Jogos trouxeram em sua relação com ele.

Eis que nessa trama caminha a vida dela, como nova vencedora. Veja que focamos a história nela já que a mesma é a personagem principal de toda a trilogia. Porém um novo fator mais preocupante que qualquer outra coisa já ocorrida começa a dar as caras: uma rebelião descentralizada, em vários distritos. Sem saber, o ato de Katniss ir contra as leis da Capital acabou por despertar no coração dos moradores oprimidos uma esperança de liberdade, que culminou em atos de protesto. Isso só ficou patente aos responsáveis depois que os mesmos, durante um desfile dos vitoriosos pelos distritos, viram um incidente chocante: durante o discurso habitual de Katniss, ela acaba se expressando um pouco a mais, e agradece aos moradores pela ajuda prestada em campo (os competidores daquele distrito foram muito importantes durante o jogo para a sobrevivência dela) e a sinceridade dela é tão pungente que um membro da multidão repete o som de comunicação combinado entre Rue e Katniss durante os jogos, e como um time treinado, cada um dos presentes pressiona os três dedos médios da mão esquerda nos lábios, e estendem em direção a Katniss. Isso poderia ser um momento mui belo se tal ato não fosse considerado uma afronta para a Capital. Porém ela não deixa por menos, e ali, no meio de toda a multidão, o senhor que originou a manifestação é assassinado perante todos. O choque é iminente. Porém toda a equipe que acompanha os vitoriosos é tirada de lá as pressas.

Até esse ponto e um pouco mais adiante vários fatos se desenrolam na história, e citar todos tiraria o gosto de novidade ao ler a história. Mas só para te deixar com água na boca os jogos possuem uma edição comemorativa (como se isso pudesse ser festejado) e nessa ocasião são convocados não jovens de cada distrito, mas sim os vitoriosos vivos! Loogo Peeta e Katniss entram na brincadeira também. Mas dessa vez o jogo é ainda mais complicado, já que os combatentes já possuem experiência. Outro fator preocupante para nossos atores principais é que a arena a ser utilizada possui elementos, digamos, de horror. Nada de muito medonho, mas as armas utilizadas pela Capital são bem mais severas que as usadas anteriormente. Terror psicológico para ser mais exato. Porém deixo que você descubra isso lendo o livro, de preferência antes de assistir o filme, que deve sair no primeiro semestre de 2013. Boa leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s