Seu comentário aguarda aprovação…

Essa frase já é conhecida pelo pessoal que gosta de comentar em blogs hospedados no WordPress.  Acho que é um ótimo recurso dele, pois podemos filtrar comentários indesejados [pelo menos na maioria dos casos]. E comentar em posts realmente é muito interessante. Não só por funcionar como um feedback do que foi publicado, mas pelo conhecimento que a gente adquire lendo e respondendo-os. Nesse mês, por exemplo, conheci dois belos blogs através dos comentários feitos aqui [logo falarei sobre eles].

Porém, quando se trata de comentários em blogs e fóruns, as coisas não são muito educadas e bonitas. Dependendo do alcance e assunto do blog, os embates via comentários são ferrenhos e flamejantes. E isso é triste, pois o espaço reservado para os usuários trocarem informações é uma grande fonte alternativa de informação. Eu por exemplo, gosto muito de usar as comunidades do Orkut, pois nos seus fóruns encontro informações específicas sobre aparelhos que adquiro, bandas que gosto ou dúvidas a respeito dos mais variados assuntos.

Erre pra ver!

Erre pra ver!

O problema é quando alguém solta uma frase mais ingênua ou errada. Logo aparecem os ‘Senhores da Língua’, pessoas que não aturam os erros alheios e os criticam duramente. E após um comentário maldoso, logo aparecem mais pessoas com o mesmo sentimento de superioridade, gerando uma bola de neve gigantesca e negra.

E esse problema se repete nos blogs de tecnologia, esportes e afins. Sempre acontece de aparecer alguém com pouca tolerância a erros, criticando com voracidade os erros e deslizes das pessoas. E não vejo solução viável, já que a ignorância é um dos piores males da humanidade [e um dos mais difíceis de ser tratado também].

E uma das piores constatações é saber que, em partes, esse pessoal crítico está certo. Não pelas críticas em si, mas porque a falta de informação das pessoas realmente causa canseira mental. Quando você vai ao encontro de algo que precisa e vê uma dúvida estapafúrdia ou algo inútil, logo você vai perder a linha e falar alguma besteira. Mas nem por isso os insultos devem ser tolerados.

Fica a deixa para que cada um tenha paciência quando comentar na web. Expresse suas opiniões, dúvidas e ideias, mas seja cauteloso, pois sempre existirá alguém pronto pra te metralhar por palavras. E elas doem, pode ter certeza disso.

Anúncios

5 comentários sobre “Seu comentário aguarda aprovação…

  1. Concordo totalmente! Tem pessoas que são tão intolerantes, que ao invés de criticar o ponto de discussão apontado no local, critica a pessoa que comentou por motivos muitas vezes banais! E isso é triste! Mas mal ela sabe que ela é quem está se tornando a ignorante… :/
    Ótima observação! 😉

    • Vejo isso todo dia Dri, às vezes nem tenho ânimo de entrar na área de comentário dos posts devido as besteiras inseridas ali. Mas não podemos deixar de ler e comentar por causa disso né?
      Valeu!

  2. Olha, eu sempre tento tomar cuidado com o que escrevo. Às vezes, sou um pouco paranóica com isso. O motivo é simples: como sou estudante de Letras, ninguém vai aliviar se eu cometer qualquer errozinho de gramática. Não aliviam para quem não é do ramo, por que aliviariam comigo? Você tem razão: cautela na hora de comentar!
    Sobre certos tipos de comentários, digamos, desagradáveis: todos cometemos erros, não custa nada termos um pouco de paciência com os outros. As pessoas confundem brincar com ofender: às vezes, você pode fazer uma brincadeira elegante sobre o erro alheio, sem necessariamente magoar os sentimentos dos outros. Afinal, o próximo a escrever bobagens pode ser você. ;P

    Ótimo texto!. 🙂

    Abraços.

    • Paranóia na escrita, acho que é uma característica comum entre blogueiros! haha
      Mas é bom ter esse ‘senso’, essa visão, porque evita que caiamos em erros banais.
      Paciência nunca é demais, concorda?

      Beijo!

    • Concordo totalmente: “As pessoas confundem brincar com ofender: às vezes, você pode fazer uma brincadeira elegante sobre o erro alheio, sem necessariamente magoar os sentimentos dos outros. Afinal, o próximo a escrever bobagens pode ser você. ;P ”
      Nem é preciso acrescentar comentário à essas palavras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s